CRIAÇÃO DE PEQUENOS ANIMAIS
CRIAÇÃO DE PEQUENOS ANIMAIS
13ª ALTERNÂNCIA: BOVINOCULTURA
CLASSIFICAÇÃO DE SUBSTÂNCIAS INORGÂNICAS: PRÁTICAS ÁCIDOS E BASES. PH DAS SOLUÇÕES/TITULAÇÃO / NOÇÕES EQUILÍBRIO ÁCIDO BASE

CLIQUE NAS IMAGENS PARA VER O CONTEÚDO
ACIDEZ NO LEITE
O leite fresco normal não contém ácidos, mesmo assim ele apresenta uma acidez detectável pela técnica da titulação. ... A acidez que causa problemas à indústria de processamento é a que resulta da ação de bactérias, que se multiplicam no leite e desdobram a lactose (o açúcar do leite) em ácido láctico.
A acidez do leite pode ser avaliada por meio da determinação do pH em aparelhos apropriados, ou por métodos de titulação. Neste caso, a acidez é expressa em graus Dornic (ºD). A legislação brasileira considera normal o leite que apresenta acidez titulável entre 15 e 18ºD.
As substâncias responsáveis pela acidez “aparente” são: os fosfatos e citratos (minerais), a caseína e albumina (proteínas) e o gás carbônico (CO2) dissolvido. Amostras de leite com acidez titulável mais elevada (dentro da faixa normal) podem apresentar, em média, teores de proteína e minerais maiores do que aquelas com valores menores.